O LEA

Quando foi criado?

O Laboratório de Energias Alternativas (LEA) foi criado em 2009 na Universidade Federal do Ceará (UFC) com o objetivo de desenvolver pesquisa, desenvolvimento tecnológico e aplicação das fontes alternativas de energia na geração descentralizada de eletricidade, notadamente as fontes solar fotovoltaica, eólica e biomassa. Desde sua criação, o LEA tem sido um espaço de pesquisa para estudantes dos programas de Pós Graduação em Eng. Elétrica (PPGEE) e Mecânica (PPGEM) da UFC.

Integrantes

Seus integrantes tem desenvolvido pesquisas sobre o uso de tais fontes em diversos setores, por meio de análises de viabilidade e práticas inovativas, e estas pesquisas estão registradas em dezenas de artigos de congressos e de revistas nacionais e internacionais, assim como TCC’s, dissertações e teses.

Infraestrutura

Sua infraestrutura de pesquisa foi desenvolvida a partir do financiamento de entidades como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Banco do Nordeste.

Pioneirismo

Em 2016 foi instalada no LEA a primeira planta fotovoltaica conectada à rede elétrica da UFC, contendo seis módulos de 250 kWp, estando de acordo com os critérios de instalação da concessionária local e servindo como referência nos estudos da área.

Parceiros

Além de diversos grupos de pesquisas nacionais, o LEA tem parceria internacional com o Grupo de Pesquisa em Tecnologias Elétricas Sustentáveis e Renováveis da Universidade de Cádiz, Espanha.